terça-feira, 22 de maio de 2012

TEXTO DO MUNICÍPIO DE TUNÁPOLIS

Trabalho alusivo ao aniversário do Município realizado pelos alunos do 5º Ano; dentre os quais destacamos o trabalho a seguir.

TUNÁPOLIS

                                                        Lucas Brixner Bartz – 5º ano

Primeiramente chamado Tunas, fazia parte de Itapiranga, sendo inclusive um dos seus Distritos. Foi colonizada por descendentes de origem alemã, por isso fala-se bastante o alemão. O distrito de Tunas era administrado por um Sub-prefeito. No início, o Distrito não tinha uma economia desenvolvida, mas com o tempo, Tunas evoluiu muito e assim que se desmembrou de Itapiranga e virou município de Tunápolis em 1989, passou a ser um grande produtor de leite, pois foram trazidas técnicas e genéticas de fora para produzir mais e agora os agricultores têm condição melhor para manejo do rebanho e também de usar modernos equipamentos de ordenha.
No município têm também muitos chiqueirões de suínos, com modernos equipamentos e instalações que facilitam o manejo e conforto, pois antigamente era tudo muito mais precário e até difícil de se trabalhar comparando com hoje.
Tunápolis tem na área da avicultura muitos produtores optam por esta atividade para gerar renda.
Na antiga Tunas havia várias serrarias, que industrializavam a madeira que com o tempo foi diminuindo e como as leis não deixavam mais derrubar a madeira, acabou a era da madeira.
O município cresceu muito na área comercial. Temos na cidade 3 agropecuárias de ótima qualidade, 3 mecânicas, malharia, bordados, locadora de filmes, lojas de confecções e utilidades, salões de beleza, escritórios, centros de massagem, construtoras, supermercados e variarias outras que movimentam e geram renda na cidade.
A prefeitura colabora muito com os cidadãos, pois o que eles solicitam o centro administrativo tanta ajudar.
Na área da educação Tunápolis tem ótimo desenvolvimento com professores muito capacitados para darem uma ótima aula.
Tunápolis é pequena em área, mas no comércio, indústria e agricultura é grande destaque.
O município também tem várias promoções, sendo a principal a Efacitus que acontece de dois em dois anos, reunindo muita gente.
Tunápolis também é muito respeitosa com os idosos, pois tem uma grande consideração por eles.
O município de Tunápolis está se desenvolvendo sempre mais e está pronto para novos desafios.
Tunápolis faz divisa com Santa Helena, São João do Oeste, Itapiranga e a República da Argentina.
Tunápolis é um ótimo lugar para produzir e se viver, pois aqui é um lugar muito tranqüilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário