sexta-feira, 27 de abril de 2012

A PRODUÇÃO DE LEITE NA ESTIAGEM


Manter a produtividade de leite pode deixar de ser um dos problemas enfrentados em épocas de estiagem.
O Oeste de Santa Catarina vem sofrendo sérios problemas com a estiagem. Por ser uma região essencialmente agrícola, as consequências se refletem diretamente na produção de alimentos, uma vez que a estiagem se caracteriza pela pouca incidência de chuvas, o que representa a falta de água para produzir grãos ou para o consumo dos animais.
            De acordo com o técnico em produção de leite, LeocirAlban, dentre os agricultores do município de Tunápolis, onde trabalha, aproximadamente 600 famílias trabalham com a produção de leite, e destas, 90% têm sua renda baseada nessa atividade. Segundo ele, todos esses produtores foram de uma ou outra forma, afetados pela falta de chuvas. A produtividade teve uma queda de até 15%.
            Ainda conforme Alban, além da pouca água para o consumo, resulta também da estiagem o empobrecimento das pastagens, que se tornam murchas, sem muita qualidade, o que faz com que o gado não se alimente direito e deixe de produzir a quantidade de leite que já produzia.
            Outro agravante que o técnico aponta para a diminuição da produtividade são as doenças que afetam os animais nas épocas de seca. É comum nesses períodos as vacas apresentarem sintomas de intoxicação, tristeza e mastite, além de outras complicações.
            Contudo, muitos desses problemas enfrentados durante uma estiagem podemdeixar de existir, ou pelo menos ser minimizados. A solução está no armazenamento de água e comida. “É preciso recolher água, conservar alimentos e preservar os recursos para o futuro”.
            As épocas de seca sempre existiram. Porém, com o aumento do desmatamento e a não preservação geral da natureza, os efeitos são cada vez mais visíveis e arrasadores. Em função disso, torna-se necessária uma mudança de atitude, e as palavras de ordem são proteger, armazenar, conservar e preservar. É preciso pensar especialmente numa boa alimentação para garantir a produção leiteira. E entre as alternativas estão as cisternas para armazenar a água, a silagem, para conservar alimentos por mais tempo, e a plantação de pastagens mais resistentes.
 No entanto, o que é mesmo fundamental é perceber a urgência e a importância da palavra preservação, pois a existência dos recursos naturais depende de ações conscientes, para que assim o campo continue sendo visto como fonte de saúde e muita renda para tantas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário