quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

LINHA PITANGUEIRA



HISTÓRICO DA COMUNIDADE



A comunidade de Linha Pitangueira foi fundada em 16 de dezembro de 1953. O nome Pitangueira foi escolhido por causa da enorme quantidade de árvores da espécie "Pitanga", na qual os primeiros viajantes andarilhos e/ou imigrantes encontraram sombra e proteção. O nome PITANGUEIRA também foi dado a um riacho, antes da fundação da comunidade. Mais tarde, com a fundação da comunidade, os pioneiros resolveram adotar este nome para a comunidade, sendo aceito por todos, pois PITANGUEIRA já era bastante conhecida.
Em 03 de dezembro de 1953 houve a primeira reunião entre as pessoas da localidade e o Pe. Vigário de Itapiranga, PE. Beno Beuer. O objetivo desta reunião era rezar a primeira missa e fundar uma nova comunidade.
Após rezar a primeira missa, o reverendo, juntamente com Egon Berger e Jacob Kessler escolheram o melhor local para construir a futura Capela. Escolheram a chácara nº 14. Decidido o local, o padre nomeou os Senhores Jacob Kessler e Aloísio Steffen para compor a diretoria da comunidade e tomar frente dos trabalhos de organização. Na hora da compra decidiram também pela aquisição da chácara nº 13, para a construção da escola.

Igreja

O padre vigário ficou responsável pela escolha do Padroeiro da comunidade. Ele escolheu São Francisco Xavier, cuja a data festiva é no dia 03 de dezembro, dia do padroeiro. A primeira Igreja foi construída em 1955. A Igreja foi construída pelos moradores da comunidade e a madeira foi retirada na comunidade.
Os primeiro desbravadores de Linha Pitangueira foram Jacob Kessler, Germano Dickmann, Leopoldo e Zeno Hammerschmidt. Os primeiros moradores foram Aloísio Petry, Irineu Heck, Jacó Wagner, Germano Zoz.
A principal atividade desenvolvida pelos moradores sempre foi a agricultura e pecuária. Destacando-se a criação de suínos, gado leiteiro, plantio de milho, fumo, feijão, soja e aves.


Criação de suínos



HISTÓRICO DA ESCOLA


A primeira Escola começou a funcionar em 1954, em uma casa residencial, na qual Erna Grings foi a primeira professora, lecionando até 1955. Os primeiros alunos foram: Astroaldo Pauli, Blásio Francener, Lindolfo Petry, Dorloando Zoz, Nestor Decker, Sérgio Pauli, Anita Zoz e Maria Decker. O segundo professor da comunidade foi Zeno Hammerschmidt, nos anos de 1956 e 1957. Em 1958 o responsável pela escola foi Alvino Roque Wink. No entanto em 1959 Alvino adoeceu e José Fridolino Wink se tornou o Professor interino. Em 1960 a Escola Municipal de Pitangueira passou a ser conhecida como Escola Estadual. Em 1976 foi criada a Escola Básica de Linha Pitangueira, tendo como primeiro Diretor o Sr. Gilberto Flach. -1977 assumiu a direção Velácio Schmitd;
- 1978 Hugo Hackenhaar;
- 1981 Guido Francisco Follmann, sucessivamente Roberto Melz, Maria Andreola Decker e Hugo Bohnenberger.
No ano de 2000 a escola passou a ser conhecida como Escola de Ensino Fundamental Linha Pitangueira.
Em 2003 assumiu a direção o Professor José Vidal Rauber.

- 2006 assumiu a direção o Professor Orientador Roque Neiss;

- 2007 Nelcina Maria Decker;
-2008 Roberto Rafael Melz; - 2009 Hugo Bohnenberger;
- 2009 Clair De Fátima Guarda Pohlmann assumiu a direção, a qual permanece até os dias de hoje.

Os alunos são provindos da zona rural, residentes na comunidade de Linha Pitangueira Sete Tombos, São Sebastião e Linha Bonita. Sendo que 98% são da origem alemã e 98% são praticantes da religião Católica.

Escola Velha



Escola Nova








Nenhum comentário:

Postar um comentário